Carta de Boas Vindas da Chefe de Operações da WLO

Dra. Cristina Ortega Nuere dá boas vindas ao 15º Congresso Mundial de Lazer

Como Chefe de Operações da World Leisure Organization (WLO), estou muito feliz em recebê-los para o 15º Congresso Mundial de Lazer - 15th World Leisure Congress. Posso garantir que esta será uma edição especial, uma vez que tem lugar, mais uma vez, em São Paulo, depois de 20 anos da celebração do 5º Congresso da WLO, no qual tivemos a oportunidade de refletir sobre os desafios que a nossa sociedade estava enfrentando em termos de globalização, aproximando-se do terceiro milênio, e que resultou na Declaração de São Paulo 1998 - Lazer numa Sociedade Globalizada.

Após duas décadas, o Congresso Mundial de Lazer 2018 abordará os desafios atuais e as tendências em Lazer e Acesso em seu sentido mais amplo. Com sessões em novos formatos, criativas e inovadoras, os participantes terão a oportunidade de aprender, refletir, discutir e compartilhar conhecimentos sobre lazer, inclusão e desenvolvimento humano. Alguns dos temas que estarão em discussão, entre a comunidade de estudos do lazer, são: lazer além dos limites; superando as barreiras para o lazer; lazer para todos; lazer como possibilidade de transformação social e lazer superando barreiras.

Eu gostaria de ressaltar que durante o congresso de 2018, os recém-criados WLO Special Interest Groups (SIGs) irão se mesclar com as áreas temáticas do Congresso. Os WLO SIGs, que substituem as Comissões WLO, são o resultado de uma ampla consulta entre acadêmicos e profissionais da comunidade de estudos do lazer em todo o mundo. Esta nova iniciativa surgiu com uma abordagem “bottom-up” e objetiva ser geradora de novos membros e orientadora de participantes.

No mesmo espírito, as áreas temáticas do Congresso são o resultado de um esforço de unificar interesses mundiais das comunidades de estudos de lazer no que diz respeito à América Latina, e em especial à comunidade científica brasileira, bem representada pelos principais grupos de pesquisa e universidades da América Latina.

Além disso, não podemos nos esquecer do Programa Field School e o interesse que está despertando entre os estudantes internacionais da área de lazer, especialmente aqueles que querem ter uma experiência prática imediata, com casos de estudos reais.

Estou entusiasmada ao ver a comunidade internacional de lazer se unindo a nós, e não apenas participando do programa de um Congresso Científico, mas também aproveitando em primeira mão a oportunidade de experimentar o que o Sesc pode oferecer em termos de lazer para a comunidade, o que se constitui num excelente exemplo do grande potencial e boa convivência das diferentes dimensões do lazer, por meio de uma enriquecedora oferta de instalações e atividades esportivas, culturais e recreativas.

Finalmente, desejo a todos os melhores votos para um Congresso memorável e muito significativo, esperando de desfrutem da vibrante e excitante vida cultural e de lazer de São Paulo.


Cordialmente Dra. Cristina Ortega Nuere Chefe de Operações World Leisure Organization